Loading…
This event has ended. View the official site or create your own event → Check it out
This event has ended. Create your own
Agilidade na Prática
13/09/2016 - 15/09/2016
Hangar
Belém - PA - Brazil
View analytic

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Wednesday, September 13
 

08:00

Recepção + Coffee
Wednesday September 13, 2017 08:00 - 09:00
All hands

09:00

Abertura
Wednesday September 13, 2017 09:00 - 09:35
Tá Safo

09:35

Como não ficar careca em 'Agile Transformations'
Agile está está se tornando algo popular nas organizações. Uma quantidade expressiva de grandes empresas estão desenvolvendo algum tipo de iniciativa de transformação ágil.  Infelizmente, essas jornadas são difíceis. Muitos são os obstáculos e forças contrárias. Há casos em que pessoas até perdem cabelo em função do stress durante o processo de mudança (risos).  Nesse keynote abordarei, de forma bem pragmática e sincera, como está a saúde do ecossistema Ágil para suportar e direcionar as transformações ágeis. Compartilharei também quais são as práticas estão sendo bem sucedidas e quais estão sendo um verdadeiro pesadelo para empresas. 

Speakers
avatar for Manoel Pimentel

Manoel Pimentel

Agile Coach, Elabor8
Manoel works as Agile Coach at Elabor8 (elabor8.com.au). He has more than 18 years’ experience in IT contexts, where he was integral in helping the Agile Transitions in large and complex organizations. | Manoel is one of the pioneers of the Brazilian agile community. He was... Read More →


Wednesday September 13, 2017 09:35 - 10:25
Tá Safo

10:35

Workshop de visual thinking para os negócios
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, o tempo é um bem valioso. Como usá-lo a seu favor para planejar ações, comunicar idéias, gerar interesse no time e cativar os stakeholders? A resposta esta no Visual Thinking.

Assim como há uma gramática por trás da palavra, existe uma gramática por trás da exibição visual de informações. Uma vez compreendida, permite criar representações visuais claras e concisas do pensamento.

Neste workshop vamos ver e praticar os elementos básicos da representação visual, aplicados à gestão de produtos e projetos.

Speakers
avatar for Leonardo Monteiro de Miranda

Leonardo Monteiro de Miranda

Product Owner, UX Designer and Professor, Globosat Digital Platforms
With more than 20 years of experience in design, interaction design and technology, he currently work as Product Owner at Globosat Digital Platforms with an extensive list of methodologies such as scrum, kanban and design thinking. | | He led the development of relevant prod... Read More →


Wednesday September 13, 2017 10:35 - 12:25
Sumano

10:35

Scrum com Lego, os fundamentos que te faltavam na prática
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão mão na massa, iremos rever os conceitos da última versão do Scrum e exercitar na prática todas as cerimônias do Scrum com o uso de exercícios práticos usando peças de Lego.

Muitas vezes, os fundamentos por trás do framework fazem falta no dia-a-dia. Por isso, nós esquecemos dos reais objetivos de uma reunião diária ou acabamos fazendo retrospectivas que não geram bons resultados. Com o jogo, criaremos um ambiente lúdico onde emergirão alguns dos conflitos pelos quais os times de desenvolvimento passam e através dessas situações fortaleceremos as cerimônias como exemplos de mecanismos que valorizam os fundamentos.

Speakers
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

Agile Coach, Sicredi
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an Agile Coach at Sicredi and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday complex w... Read More →
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Agile Coach / Post-grad Lecturer, Globo.com / Uniritter
Guilherme Motta acts as an Agile Coach and helps management teams that develop and deliver software. As a generalist, performed various roles as a consultant in projects of various companies like Globo.com, Sicredi, Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, Terra, Bovespa and others. Had... Read More →



Wednesday September 13, 2017 10:35 - 12:25
De rocha

10:35

Open Space
Open Space (espaço aberto) é uma técnica de criação livre e colaborativa.

Num encontro onde é praticado o Open Space, não há apenas um foco de discussão, mas diversos. Cada foco é um tópico, possivelmente uma pergunta, do tipo: “Por que os impostos nos são impostos?”.

Embora um tema global possa ser escolhido, os tópicos são propostos livremente pelos participantes, na hora do encontro.
Cada tópico vai chamar atenção de quem compartilha competências ou inquietações semelhantes, referentes ao tópico.
Tópicos semelhantes podem fundir-se num único tópico.
Tópicos diferentes são grupos diferentes, e grupos diferentes ficam em espaços diferentes. 

Existem três regras fundamentais:

1. Atraso do julgamento: não elimine ideias aparentemente ruins, pois podem juntar-se com outras e gerar algo genial.
2. Diálogo: falar com intenção e ouvir com atenção.
3. Regra dos dois pés: se você não está contribuindo ou aprendendo, utilize seus dois pés e saia do grupo, migrando para outro livremente. Não precisa nem dar tchau, o que interromperia o diálogo.

Quem propôs a discussão é o anfitrião, o único que deve permanecer no grupo e o responsável por:

1. Acolher quem quiser entrar e não questionar quem quiser sair.
2. Fazer a “colheita” (tomar notas) daquilo que está sendo co-criado.

Os diálogos em grupos têm uma duração determinada, chamada “sessão”. Ao fim da sessão, o anfitrião de cada tópico apresenta o resultado da co-criação a todos os outros.

É possível haver uma segunda sessão, terceira, quarta,… com novos tópicos ou continuando os anteriores.

O resultado, além daquilo que foi co-criado, é uma experiência de liberdade num ambiente de aprendizado de mão dupla.

O resultado, além daquilo que foi co-criado, é uma experiência de liberdade num ambiente de aprendizado de mão dupla.
Se você estiver participando de um verdadeiro Open Space e não conseguir conversar sobre aquilo que você realmente quer, a culpa é toda sua. :)

Fonte: http://trilhos.maodupla.org/2013/03/09/o-que-e-open-space/

Wednesday September 13, 2017 10:35 - 12:35
All hands

14:00

Abertura WBMA
Wednesday September 13, 2017 14:00 - 14:10
Cuíra

14:00

Ditadura do Técnico x Ditadura do Negócio: O Duelo
A visão de negócio é mais importante que a visão técnica? Sabemos que em uma empresa, uma não anda sem a outra, mas existe alguma hierarquia entre estas visões? Em qual ditadura você prefere viver: A ditadura do técnico ou a ditadura do negócio? O que o Scrum, Extreme Programming, Kanban e Lean Startup dizem sobre isto? O eterno duelo entre técnico e negócios trazido ao palco por dois Agile Coaches experientes.

Speakers
avatar for Carlos Felippe Cardoso de Resende

Carlos Felippe Cardoso de Resende

Co-founder & Agile Coach/trainer, Knowledge21
Graduado e mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. | Praticante de métodos ágeis (especialmente XP) a mais de 8 anos e com um background técnico baseado em práticas ágeis e testes automatizados, com os quais têm trabal... Read More →
avatar for Luiz (Lula) Rodrigues

Luiz (Lula) Rodrigues

Luiz Rodrigues, ou Lula, desenvolve sistemas desde 2008, e atualmente é Agile Coach na K21. É um facilitador hábil, com uma mente aguçada que consegue atuar de uma forma leve e serena. Gerenciou projetos de software para o mercado financeiro durante quatro anos, com o desafio de tornar mais... Read More →



Wednesday September 13, 2017 14:00 - 14:50
Tá Safo

14:00

Adoção de Cultura DevOps: lições de batalhas perdidas
O Movimento DevOps, embora já consolidado faz alguns anos mundo afora, ainda engatinha no Brasil e mesmo assim sob muita incompreensão. Seus valores andam de mãos dadas com as Metodologias Ágeis, o que implica numa prévia compreensão sobre Agilidade e seus Princípios antes de adotar a cultura.

Ser ágil é requisito obrigatório para adotar DevOps satisfatoriamente, mas não é condição suficiente. Sem compreender a rotina dos times de Desenvolvimento e Operações da sua empresa, os conflitos e - principalmente - todas as pessoas envolvidas, adotar uma mudança de cultura tão significativa torna-se uma manobra tão arriscada quanto fabricar dinamite.

Nesta palestra abordarei como a adoção de DevOps pode falhar na sua empresa, apesar dos benefícios comprovados desta metodologia.



Wednesday September 13, 2017 14:00 - 14:50
Pai d'égua

14:00

Mudamos, logo existimos!
Case TST - Implantação do Plenário Virtual. O que é implantar um sistema numa organização? É fazer a entrega ao PO? É responder "feito" ao Sponsor do Projeto? É ter o Scrum Master alinhando restrições? E o usuário (pessoas) como ficam? Adianta implantar sem olhar para elas, sem considerar que podem não se sentir empoderadas para o uso da ferramenta ou resistentes para mais uma "novidade" da TI? Implantar não é relevante se não engajar as pessoas no novo mindset e nos novos processos de trabalho. Mudamos com as pessoas para ancorar a cultura e não o contrário. Esse case fala sobre como conseguimos conciliar a implantação do Sistema do Plenário Virtual,desenvolvido pelo time ágil,com o engajamento das pessoas para uma nova forma de atuar, usando como inspiração os 8 passos do Kotter.

Speakers

Wednesday September 13, 2017 14:00 - 14:50
Pô-Pô-Pô

14:00

Game Of Quality - Vamos jogar?
Limited Capacity filling up

Vamos jogar?
O Game Of Quality foi criado para apoiar na disseminação de conhecimento em práticas de qualidade de software de forma descontraída e objetiva. O jogo tem facilitado o entendimento de práticas de qualidade de software com casos reais do dia-a-dia dos times que ocorrem durante o ciclo de desenvolvimento de software.

Speakers
avatar for Rodrigo Silva Ribeiro

Rodrigo Silva Ribeiro

Rodrigo Ribeiro tem mais de 15 anos de experiência na área de T.I. trabalhando junto a projetos de desenvolvimento de software atuando em diversas funções (Testador, Desenvolvedor, Analista e Líder de projetos). Como um das suas funções desempenhadas de maior destaque a... Read More →
avatar for Rodrigo Murari Severo

Rodrigo Murari Severo

GP, Sicredi
+ de 15 anos atuando em times de tecnologia da informação, entre os desafios tive a oportunidade em contribuir com Qualidade de Software, Contratos de TI, Governança de TI, Gerenciamento de Projetos, Outsourcing de TI, Gestão, Facilitações, Gestão da Mudança e Transforma... Read More →


Wednesday September 13, 2017 14:00 - 15:50
Sumano

14:00

A arte de escrever user story: Quais são os segredos?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

User stories mal escritas é uma das principais causa de fracasso de sprints, além disso, o problema se agrava uma vez que esta causa é difícil de ser mapeada. Equipes com pouca experiência levantam diversas ações durante retrospectivas, porém muitas vezes não identificam a raiz do problema gerando resultados menos significativos.
Uma user story mal escrita prejudica o entendimento da necessidade, a estimativa, a priorização, escrita de critérios de aceite, a execução de tarefas e podem gerar diferentes gargalos.
Você se identificou com alguns do problemas citados acima? Passa por problemas com o tamanho da user story ou possui dificuldade em quebra-las em user stories menores ou técnicas? Venha conversar conosco e aprender na pratica como outras equipes estão trabalhando com o assunto.

Speakers
avatar for Thiago Luna

Thiago Luna

Analista de TI, Dataprev
Atualmente é analista de TI na Dataprev. É especialista em engenharia de projetos de software pela UNISUL (2016) e graduado em ciência da computação UFPB (2013); Certificado em metodologias ágeis com as certificações de Certified Scrum Master (Scrum Alliance) e SAFe Pract... Read More →



Wednesday September 13, 2017 14:00 - 15:50
De rocha

14:00

Como construir sua propria dinâmica de grupo ou jogo de interação
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Como obter efetividade das pessoas no entendimento de um assunto da agilidade de forma prática, interativa? Que tal criar algo lúdico e poderoso para equilibrar a aprendizagem individual, da equipe e organizacional em torno da agilidade?
Por meio de dinâmicas de grupo ou jogos de interação pode-se promover a capacidade das pessoas e equipes de atingirem resultados cada vez melhores ao alinharem e aumentarem seu entendimento sobre determinada situação ou desafios constantes do trabalho. Entretanto, nem sempre se tem à mão essas ferramentas capazes de atuar em situações ou desafios específicos que surgem. Utilizando os conceitos e o fluxo do Learning 3.0, os participantes aprenderão a criar dinâmicas de grupo e jogos interativos a partir das algumas já existentes e colaborando entre eles.

Speakers
YL

Yóris Linhares de Souza

Sou apaixonado por compartilhar o que aprendo sobre gestão e tecnologia. Tenho mais de 20 anos de experiência na gestão e desenvolvimento de software e quase 10 anos de experiência lecionando em instituições de ensino (graduação e pós-graduação). Sou graduado em Ciência da... Read More →


Wednesday September 13, 2017 14:00 - 15:50
Papa-chibé

14:15

Preocupações e Limitações no Desenvolvimento Ágil de Software: Um Levantamento com Empresas Paraguaias
Neste ano, o Manifesto Ágil completou dezessete anos e, no mundo todo, empresas e pesquisadores procuram compreender seu estágio de adoção, além dos benefícios, barreiras e limitações dos métodos ágeis. Embora tenhamos alguns estudos e dados de questionários em nível global, sabemos pouco sobre como a comunidade paraguaia de software está adotando métodos ágeis. O presente trabalho conduziu uma pesquisa para levantar o estágio atual de adoção, preocupações iniciais e barreiras de implantação de métodos ágeis em empresas de desenvolvimento de software no Paraguai. Um questionário online foi enviado a representantes de 53 empresas paraguaias. Destas, 9 (17%) empresas responderam. A preocupação em adotar métodos ágeis mais relatada (44,44% dos respondentes) foi a falta de confiabilidade na qualidade do produto caso seja desenvolvido usando métodos ágeis. A principal barreira levantada foi a pouca experiência (66,66%) das empresas.


Wednesday September 13, 2017 14:15 - 14:30
Cuíra

14:30

A Study on the Perception of Researchers about the Application of Agile Software Development Methods in Research
Papers on Agile Software Development methods are often focused on their applicability in commercial projects or organizations. There are no current studies that we know about addressing the application of these methods in research projects. The objective of this work is to describe the perception of researchers on the application of agile software development practices and principles for research projects. A study was conducted by constructing and applying a questionnaire to Brazilian researchers of different affiliations, formation and research areas in order to obtain information about their knowledge and openness to follow agile software development principles and practices. Results show that researchers are open to apply Agile Software Development methods for their projects and that they already apply at least the core concepts of some agile practices. They also agree with the agile principles and exhibit openness to updating their knowledge regarding software development. The leading agile method is Scrum, followed by eXtreme Programming. The perception of researchers on applying agile software development methods on their projects is positive. There is a consensus regarding the benefits of agile development, since the participants demonstrated
openness to apply agile practices and principles.


Wednesday September 13, 2017 14:30 - 14:45
Cuíra

14:45

ASA: Agile Software Development Self-Assessment Method
The migration from classical development to agile methodologies presents itself as a journey with many obstacles. New methods and tools for evaluating teams and organizations that support this process have been developed by the academic community and industry. However, questions have been raised on the inconsistencies for alignment of these methods with respect to the principles contained in the Agile Manifesto. The objective of this work was to investigate these possible inconsistencies and propose solutions in order to solve them. A critical analysis of the main agile evaluation methods and tools was carried out, based on a review of the literature, and misalignments were identified regarding the agile principles of flexibility, simplicity and search for excellence. A new method of evaluation, the Agile Self-Assessment, has been proposed to address these gaps and to add to the capacity for continuous improvement in this process. A prototype tool was also developed that implements the method proposed in this work.

Speakers
avatar for Matheus Florêncio

Matheus Florêncio

Undergrad. Researcher, University of Campinas


Wednesday September 13, 2017 14:45 - 14:57
Cuíra

15:00

Meta-modelo para rastreabilidade de requisitos e análise de impacto nos métodos ágeis
A rastreabilidade de requisitos é utilizada no desenvolvimento de software para identificar relacionamentos entre requisitos e possibilitar a compreensão de suas relações de dependência. No desenvolvimento ágil mudanças são normais e ocorrem em qualquer momento do projeto, os requisitos são escritos no formato de histórias de usuário e apresentam dependências entre si, podendo ser dependências relacionadas ao negócio ou técnicas. O tratamento de dependências entre requisitos e análise de impacto de mudanças se apresenta como um desafio diante da possibilidade de refatoração e manutenção causadas por mudanças não analisadas. Este trabalho tem como objetivo propor um meta-modelo que possibilite a rastreabilidade de requisitos e análise de impacto nos métodos ágeis. O meta-modelo proposto apresenta as seguintes contribuições: (a) análise de rastreabilidade de requisitos através do mapeamento de dependência entre histórias de usuário; (b) identificação de dependências entre histórias de usuário e entre tarefas; (c) visibilidade da evolução dos requisitos; (d) suporte na análise de impacto de mudanças.

Speakers

Wednesday September 13, 2017 15:00 - 15:15
Cuíra

15:15

Quantitatively Characterizing the Improvement of Agile Processes
An adaptation of software processes to real projects is commonly communicated through qualitative data. However, quantitative data can be used to aid decision making and a set of alternatives. This work aims to verify an improvement of a software process using techniques of systematic experimental processes. Software engineering practices used in the observed software process come from agile methods. Results indicate that the construction and testing practices significantly influence process improvement and this control can be carried out at a low cost in small organizations.

Speakers

Wednesday September 13, 2017 15:15 - 15:30
Cuíra

15:15

Uma História de Transformação Ágil em uma Empresa Tradicional de Desenvolvimento de ERP
Estamos no meio de uma Transformação Ágil. E felizmente sabemos disto! Nesta palestra, iremos contar os desafios e soluções que fizeram parte do que chamamos *"Ano 1 - Adoção & Capacitação"*. Somos uma empresa que desenvolve um ERP para Gestão Pública com atuação em 11 estados do Brasil. Neste processo, tivemos que convencer os altos executivos que o ágil era a solução, convencer o mercado que planejamento anual não funciona, convencer o marketing que ágil não é sinônimo de rápido, e convencer a equipe que juntar devs, negócio, testes e manutenção em um único time, pode ser bem mais prazeroso! Iremos mostrar as práticas e ferramentas utilizadas, os resultados de aumento de entregas que tivemos, e a necessidade de não deixar a peteca cair no *"Ano 2 - Compartilhamento & Colaboração"*.

Speakers
avatar for Leonardo Estevam

Leonardo Estevam

Agile Coach/Quality Assurance, GovernançaBrasil S/A
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) de Santa Catarina. Tem 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, com atuação em várias empresas dos mais diversos ramos de atividade e em grandes corporações. Atualmente além... Read More →
avatar for Rafael Targino

Rafael Targino

Agile Coach / Business Architect, GovernançaBrasil S/A
Graduação e Mestrado em Computação pela COPPE/UFRJ. Tem experência de mais de 20 anos em desenvolvimento de software, gestão de projetos, implantação de ferramentas ALM e mudanças de processos organizacionais. Participou de diversas iniciativas em organizações como Mar... Read More →


Wednesday September 13, 2017 15:15 - 16:05
Pai d'égua

15:15

Como dosar métricas de produto e processo em equipes que trabalham com soluções digitais?
Você já parou para pensar quão conectado está o processo de desenvolvimento de software com os métodos científicos? Quando se pensa na produção de um artefato científico, seguimos os passos de:

- Observar o fenômeno.
- Formular uma hipótese para explicar o fenômeno.
- Usar a hipótese para fazer uma predição.
- Testar a predição através de experimentos ou novas observações e modificar a hipótese com base nos resultados do teste.

Nesta palestra compartilharei com a audiência métodos para analisar métricas de processo e de produto como insumo para a criação de produtos digitais incríveis.

Speakers

Wednesday September 13, 2017 15:15 - 16:05
Pô-Pô-Pô

15:15

O poder da Empatia e o papel do GP no cultivo desta habilidade nas interações do time
Cultivar a empatia nas relações entre as pessoas é algo fundamental para alcançar um ambiente mais humano nos projetos. É papel do GP promover e acompanhar o cultivo da empatia nas relações do time. Este é um grande desafio pois, a construção desta habilidade é um processo individual, e cada pessoa tem uma forma de desenvolve-la e exerce-la. O objetivo desta sessão é apresentar o poder que a empatia tem nas relações do time e o papel do GP em cultivar esta habilidade de forma a obter um ambiente seguro e colaborativo.

Speakers
avatar for Kenedy Araujo

Kenedy Araujo

Lead Project Manager, ThoughtWorks
Mestre em Computação Aplicada pela UFF. No mercado a mais de 30 anos atuando em projetos de desenvolvimento de software e TI, é consultor na ThoughtWorks Recife, atuando como Gerente de Projetos, tendo atuado anteriormente em start ups de tecnologia e como voluntário em organ... Read More →
avatar for Marcely Santos

Marcely Santos

Senior Project Manager, ThoughtWorks
Doutoranda em Ciência da Computação, especialista em Análise de Sitemas e Gestão de Pessoas com Coaching. No mercado a mais de quinze anos trabalhando com desenvolvimento de software, é agilista e consultora sênior na ThoughtWorks Recife, atuando como Gerente de Projetos e... Read More →



Wednesday September 13, 2017 15:15 - 16:05
Tá Safo

15:30

Towards a Definition of Simplicity in Agile Software Development: A Focus Group Study
Context: Although Agile Software Development (ASD) has proven to be an important set of methods that promotes simplicity issues, there are difficulties in defining simplicity. Purpose: To develop a conceptual framework of simplicity from the agile teams perspective. Method: A literature review was conducted covering models related to simplicity in different research areas. Based on that, a conceptual framework was developed, which was then triangulated through a focus group with six ASD experts. Results: Five simplicity perspectives in the context of ASD were identified. From the agile teams perspective, simplicity is defined as the theoretical virtue disposing the team towards an analytic attitude that leads agile projects to be successful. Conclusion: The conceptual framework of simplicity in agile software development is an invitation to practitioners to do what they already do, but to do so more consciously. This consciousness can make a substantial difference in real situations.

Speakers

Wednesday September 13, 2017 15:30 - 15:45
Cuíra

16:00

Coffee Break
Wednesday September 13, 2017 16:00 - 16:30
All hands

16:30

CESAR.thon: um framework para Maratonas de Testes
No CESAR, nós buscamos criar mecanismos para que os colaboradores aprendam uns com os outros, compartilhem experiências e interajam com outras áreas da empresa. Tudo isso de forma gamificada e divertida.

Depois de experiências vividas pela Comunidade de Testes do CESAR durante a
Copa do Mundo de Teste de Software (STWC) de 2014 e 2016 - oportunidade que tivemos uma equipe campeã - juntamos as boas práticas adotadas nesta competição, com conceitos de hackathone criamos um framework para realização de Maratonas de Teste: o CESAR.thon.

O objetivo deste trabalho é apresentar este framework detalhadamente, as diferentes formas de usá-lo, os resultados que alcançamos nos últimos 2 anos e seus benefícios. Com base nisso, esperamos que outras comunidades possam aplicá-lo em seus contextos.

Speakers
avatar for Viviane Lyrio Vieira

Viviane Lyrio Vieira

QA Enginner, CESAR


Wednesday September 13, 2017 16:30 - 16:55
Pai d'égua

16:30

Programa SOFTAM: executando projetos educacionais no interior do Amazonas utilizando práticas ágeis
O Programa para Formação de Desenvolvedores de Software no Interior do Amazonas é um projeto pioneiro executado pela FUCAPI, um tradicional instituto de pesquisa na Região Norte do país, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e financiado por empresas multinacionais localizadas no Distrito Industrial de Manaus. Tendo como principal objetivo promover o desenvolvimento das regiões interioranas do estado, o programa realizou no período de 2014 a 2016 a capacitação de mais de 400 estudantes (entre 15 e 25 anos) da rede pública de ensino para se tornarem desenvolvedores de software, culminando na execução e entrega de 10 produtos de software que foram desenvolvidos utilizando práticas ágeis, e conduzido por um equipe formada por profissionais locais e distribuídos em outras cidades.

Speakers
avatar for Lucas Gomes

Lucas Gomes

QA / Scrum Master / Agile coach, iTriad
Profile: | + Working since with agile methodology since 2011 | + Meeting Facilitation lover | + Worked as QA, Scrum Master, Agile Coach, Project Manager | | Work Experience: | + Guarantee quality through software testing Automation | + Aid the team to understand S... Read More →



Wednesday September 13, 2017 16:30 - 17:20
De rocha

16:30

A morte da cadeia de comando e o poder da hierarquia de propósito.
Estão dizendo por aí que a estrutura come a cultura no café da manhã! O que você acha disso?! Nesta apresentação você aprenderá sobre novas formas de organização que permitem compartilhar as responsabilidades de gestão entre todos. Mas isso não significa que é um modelo horizontal! Essa distribuição do poder ocorre de maneira estruturada e foge da tirania do consenso.

Speakers
avatar for Rodrigo Bastos

Rodrigo Bastos

Partner, Target Teal
avatar for Danilo Fascio

Danilo Fascio

Partner, Target Teal



Wednesday September 13, 2017 16:30 - 17:20
Sumano

16:30

Done is not Done Done - Agile implementations in large Organizations
Large organizations face different challenges on their transformation to an agile enterprise than the average Start-Up or Innovation Lab. Existing processes, behaviors and architectures are all hindering any team on becoming truly agile. This talk provides a list of some major roadblocks encountered by the authors, and provides possible solutions to overcome them.

Speakers
avatar for Christian Gut

Christian Gut

Agile Coach, McKinsey Digital Labs



Wednesday September 13, 2017 16:30 - 17:20
Tá Safo

16:30

Fábrica de Inovação
Novos métodos, processos mais eficientes e dicas quase infalíveis. Nos baseamos em modelos Japoneses de alta eficiência, eliminamos desperdício e alçamos resultados mais rápido. Mas, e a Inovação? Faz parte disso tudo?

Será que a tal da entrega de valor cabe dentro de caixinhas com Lead Time de 3 dias?

Onde fica a liberdade de inovar? Aquele valor não entregue, mas que gerou aprendizado pro time. A eficiência está sempre relacionada ao resultado final?

Se queremos entregar mais valor e inovar em nossos segmentos, faz sentido ficarmos mais parecidos com modelos fabris? Que tal discutirmos um pouco sobre nosso caminho?

Speakers

Wednesday September 13, 2017 16:30 - 17:20
Papa-chibé

16:30

Agilidade fora de times de desenvolvimento: além do arco-íris
Ouvimos muito que agilidade pode ser aplicada em qualquer lugar! Mas... será mesmo?

Já tentou aplicar nas áreas de operação / administrativas na empresa que você trabalha? Ou Agile só serve em projetos e desenvolvimento de software?

Venha descobrir com a gente o que está além do arco-íris -- como aplicamos agile em áreas fora de software como recrutamento, desenvolvimento de pessoas e operações como um todo, as dificuldades que enfrentamos e os caminhos que encontramos.


Wednesday September 13, 2017 16:30 - 17:20
Pô-Pô-Pô

16:45

Qual o cenário atual da pesquisa em metodologias ágeis?
Discussão em grupo.

Wednesday September 13, 2017 16:45 - 17:30
Cuíra

16:55

Cultura de testes em times mobile
A disciplina de Teste de Software há muito tem evoluído com práticas e metodologias, focadas sobretudo na melhoria da qualidade do código e do produto. Porém, ainda hoje, é comum ver empresas ainda negligenciando a adoção de uma cultura de testes. Mas essa vida aventureira pode gerar vários riscos fatais para o seu produto de software. E o cenário passa a ser mais caótico quando o contexto é aplicativos mobile em tempo real com milhares de usuários pelo Brasil ou mundo afora. Nessa talk irei mostrar, por meio de alguns cases de falhas e aprendizagens na adoção de um pipeline de testes em times mobile e como ele pode melhorar a qualidade, desde o desenvolvimento, automatização de testes, code reviews até a utilização de Integração Contínua para geração de versões incrementais do produto.

Speakers
avatar for Ramon Rabello

Ramon Rabello

Senior Android Software Engineer, Colab.re
Howdy, I’m Ramon. I’m an Android Software Engineer Senior at Colab.re living in State of São Paulo, Brazil. I am a fan of technology, design, and entrepreneurship. I’m also interested in programming and innovation. You can view my repo with a click on the button above.



Wednesday September 13, 2017 16:55 - 17:20
Pai d'égua

18:00

Gamification: da competição à colaboração criadora, um caso de sucesso!
Inovar e utilizar ferramentas que contribuam o máximo para o desenvolvimento de competências do corpo funcional tem-se mostrado o caminho para o sucesso das empresas.

No entanto, desenvolver essas competências não é trabalho fácil, já que cada indivíduo tem um perfil diferente. Então, o que fazer para desenvolvê-las dentro da equipe? E como alinhar essas competências aos objetivos organizacionais?
Uma ferramenta-chave para responder essas perguntas é a gamification! No entanto, como implementar jogos em que a colaboração e a construção de conhecimento da equipe superem a simples competição e ganho individual de seus membros? O objetivo desta palestra é justamente apresentar os fatores que trouxeram êxito na experiência de gamification realizada em uma equipe de testes do Serpro.

Speakers
avatar for Ana Nery Alves Daniel

Ana Nery Alves Daniel

Qualidade de Software, Serpro


Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
Sumano

18:00

10 Formas de falhar no uso do Merit Money
O Merit Money é um sistema de reconhecimento que faz parte do Management 3.0 (Managing for Happiness), visando uma estrutura para fomentar a motivação intrínseca e a colaboração. Com a experiência de utilização em três equipes em uma empresa de desenvolvimento de software do setor público, sendo que duas não obtiveram sucesso e a outra luta para que isso não aconteça, foi possível catalogar 10 formas de utilização do Merit Money que podem impulsionar um possível fracasso.

Speakers
avatar for Francisco Jose Rego Lopes

Francisco Jose Rego Lopes

Analista de Sistemas, SERPRO


Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
De rocha

18:00

Guildas e Comunidades de Práticas: Erros e aprendizados que podem te salvar!
Comunidade de prática não é algo novo, mas recentemente tem recebido atenção especial por parte das organizações, muitas delas inspiradas pelo modelo Spotify de engenharia. Contudo, guildas ou comunidades de práticas podem ser ainda mais complexas de se estruturar do que squads ou chapters.

Se você já iniciou uma ou mais comunidades de práticas na empresa onde trabalha, então já deve ter percebido do que estamos falando.

A ideia aqui é compartilhar o que aprendemos nas nossas tentativas bem ou mal sucedidas de estruturar uma ou mais comunidades de práticas nas empresas por onde passamos.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Agile Coach / Post-grad Lecturer, Globo.com / Uniritter
Guilherme Motta acts as an Agile Coach and helps management teams that develop and deliver software. As a generalist, performed various roles as a consultant in projects of various companies like Globo.com, Sicredi, Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, Terra, Bovespa and others. Had... Read More →
avatar for Thiago Soares

Thiago Soares

Agile Coach, Youse Seguros
Thiago Soares is an Agile Coach with focus on agile transformation/adoption, he has 15 years of experience within the technology industry and has been learning from agility for the last 5 years. He is still a young Padawan when it comes to community engagement, however, he seeks... Read More →



Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
Papa-chibé

18:00

Começando com Limites WIP
Limitar o trabalho em progresso é um dos fundamentos do Kanban e da filosofia Lean.
No entanto, ao dar os primeiros passos na a adoção da prática, notamos alguns obstáculos, como por exemplo a resistência dos stakeholders e a dificuldade em escolher os limites adequados para as colunas do quadro.

Nesta sessão quero compartilhar um conjunto de recomendações para vencer estes e outros obstáculos da incorporação dos limites WIP em fluxos de trabalho. Estas recomendações foram compiladas após adotar a prática em projetos da Plataformatec.



Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
Pô-Pô-Pô

18:00

Colaboração 3.0: Um relato de experiência sobre a adoção de Coding Dojo Randori e Mob Programming
"A codificação só é plena quando é compartilhada!". As práticas que envolvem colaboração já são uma realidade, e os próximos passos nessa direção apontam pra uma interação mais forte entre os desenvolvedores. Neste novo contexto de Colaboração 3.0, algumas práticas colaborativas novas emergem, como a Mob Programming, e a disseminação de outras práticas como o Coding Dojo Randori. Nesta palestra, iremos compartilhar nossa experiência com estas duas práticas, destacando o papel importante que elas exercem no aprendizado e na tomada de decisões do time.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS


Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
Pai d'égua

18:00

Times de alto desempenho: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam?
Times de alto desempenho são um desejo de muitas organizações, a obsessão por desempenho alavanca o tempo de resposta da organização ao mercado e gerar maior eficiência. Mas o que exatamente é um time de alto desempenho? Como identificar que um time chegou lá? E como conduzir as pessoas para que o time chegue a este nível? Nesta sessão vamos explorar um pouco da teoria por trás do conceito e apresentar ferramentas que você poderá utilizar no seu dia-a-dia.

Speakers
avatar for Raphael Molesim

Raphael Molesim

Agile Coach, Mckinsey & Company
Raphael Molesim is as an Agile Coach and part of the Digital McKinsey team in the Sao Paulo office. He has been working with software development teams, helping them excel their performance through the adoption of agile methods. Raphael brings expertise in Scrum, XP and Kanban, a... Read More →


Wednesday September 13, 2017 18:00 - 18:25
Cuíra
 
Thursday, September 14
 

08:00

Recepção
Thursday September 14, 2017 08:00 - 09:00
All hands

09:00

Abertura
Thursday September 14, 2017 09:00 - 09:30
Tá Safo

09:30

The Agility Samba: Teams Performing in Concert with Business Needs
Samba with Diana Larsen to skillful performance for your Agile teams. Businesses and software teams can create harmony and make exceptional “music” together. When Diana co-developed the Agile Fluency™ Model (with James Shore), organizations gained a map to business agility as well as a path to effective investment in teams. Going “Agile” to increase business agility can bring many benefits to an organization. Yet those business benefits all too often remain a promise more than reality. Diana’s talk will energize you to find your teams’ best approach to fluent performance with Agile. Join the concert! Discover more at http://agilefluency.org 

Speakers
avatar for Diana Larsen

Diana Larsen

partner, FutureWorks Consulting LLC
Diana Larsen consults with leaders and their teams to create work environments where people flourish and push businesses to succeed. She is an international authority in Agile software development, team leadership, and Agile transitions.Diana co-authored Agile Retrospectives: Making Good Teams Great; Liftoff: Start and Sustain Successful Agile Teams; and The Five Rules of Accelerated Learning. In collaboration with James Shore, she developed the Agile... Read More →


Thursday September 14, 2017 09:30 - 10:20
Tá Safo

10:30

Coffee Break
Thursday September 14, 2017 10:30 - 11:00
All hands

11:00

A Retrospectiva de Rousseau: o início, o fim e o meio
Nesta apresentação você irá entender como acontece na prática, através de atividades específicas realizadas em retrospectivas, a relação entre o conceito chave do pensamento contratualista (o Contrato Social de Rousseau) que dialoga diretamente com o aspecto mais importante do desenvolvimento ágil: o estímulo à interação humana no ambiente de trabalho e ao espírito do trabalho colaborativo, tal como um time, em direção à maturidade, à consciência de seu papéis e responsabilidades e ao mindset ágil.

Speakers
avatar for José Cipriano

José Cipriano

Agile Coach, UOL PagSeguro
Graduado em Relações Internacionais na PUC-SP e pós-graduado em Marketing na ESPM, há 10 anos trabalho com internet e desde 2008 atuo na gestão de produtos com foco na concepção de produtos digitais apoiado por três frentes de conhecimento: métodos ágeis, experiência d... Read More →


Thursday September 14, 2017 11:00 - 11:25
Pai d'égua

11:00

Transição de um time descrente - saindo do caos em 3 meses
Como um time descrente com métodos ágeis e enfrentando uma crise interna conseguiu se reerguer utilizando o processo de evolução incremental do Kanban. Treinamentos, coaching individual e acompanhamento de perto. Entenda como tudo isso aconteceu.

Speakers

Thursday September 14, 2017 11:00 - 11:50
Cuíra

11:00

3 razões por que o modelo do Spotify não serve para você
O modelo Spotify tem ganhado cada vez mais espaço dentro de grandes organizações, em pouco tempo algo que não tinha essa pretensão, como o vídeo do Spotify Engineering Culture, acabou direcionando a maneira como empresas ao redor do mundo enxergam suas iniciativas de transformação. Mas será que este modelo é o melhor modelo? Será que levar o modelo de uma startup para grandes corporações é viável? Será que é um modelo que resolve todos os problemas? Junte-se a nós de cabeça aberta para uma reflexão em profundidade sobre a adoção em massa desse modelo por grandes organizações, a venda de transformações ágeis inspiradas nele e toda essa Hype que se formou em torno do assunto.

Speakers
avatar for Raphael Molesim

Raphael Molesim

Agile Coach, Mckinsey & Company
Raphael Molesim is as an Agile Coach and part of the Digital McKinsey team in the Sao Paulo office. He has been working with software development teams, helping them excel their performance through the adoption of agile methods. Raphael brings expertise in Scrum, XP and Kanban, a... Read More →
avatar for Thiago Soares

Thiago Soares

Agile Coach, Youse Seguros
Thiago Soares is an Agile Coach with focus on agile transformation/adoption, he has 15 years of experience within the technology industry and has been learning from agility for the last 5 years. He is still a young Padawan when it comes to community engagement, however, he seeks... Read More →



Thursday September 14, 2017 11:00 - 11:50
Tá Safo

11:00

Como elaborar um Roadmap que não morra com o seu Produto
Elaborar um roadmap é traçar a rota que seu produto vai tomar pelos próximos meses (ou anos!).

No processo, é preciso fazer uma investigação de várias fontes - usuários, concorrentes, mercado, tendências tecnológicas - e definir claramento a visão e estratégia do próprio produto.

Como fazer isso de maneira Lean?
Como evitar que o roadmap vire um projeto em cascata?
Ou ainda: quando que nós realmente precisamos de um roadmap?

A apresentação traz conceitos e histórias, tanto de sucesso quanto de fracasso.

Speakers
avatar for Raphael Farinazzo

Raphael Farinazzo

Product Manager, Resultados Digitais


Thursday September 14, 2017 11:00 - 11:50
Papa-chibé

11:00

Como preparar seu time para receber feedback
Seus processos de feedback estão redondos, você utiliza bem suas técnicas de coaching, as ferramentas mais inovadoras e, ainda sim, seu time parece não absorver bem as informações passadas? As reuniões são super bacanas e parece que algumas pessoas não conseguem colocar as melhorias em prática?

Bom, talvez seja hoje de considerar que seu time pode não estar preparado para receber feedback. Inclusive você.

Speakers
avatar for Mariana Graf

Mariana Graf

People e Facilitadora, Taller


Thursday September 14, 2017 11:00 - 11:50
Pô-Pô-Pô

11:00

Workshop de métricas de processo
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Segundo H. James Harrington, aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar.

Venha colocar a mão na massa em uma dinâmica na qual você será desafiado a compreender e diagnosticar o comportamento de um sistema de trabalho através das métricas de processo, bem como utilizar estatística descritiva para prever o seu comportamento futuro.

Durante o workshop vamos expor os participantes à situações onde ficará mais clara a necessidade e as vantagens de se medir um sistema de trabalho utilizando métricas/visualizações como:
- Lead time


Thursday September 14, 2017 11:00 - 12:50
Sumano

11:00

Refatorando tudo!
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Escrever código bom é muito difícil, capturar o entendimento do domínio e deixar claro as regras de negócio é um ideal que talvez pouquíssimas pessoas consigam alcançar. Mas na real o que devemos buscar não escrever o código perfeito e sim o código fácil de mudar! Se você quer aprender sobre design de software, refatoração e code smells, pega seu computador e chega mais!

Speakers
avatar for Marcos Brizeno

Marcos Brizeno

ThougthWorks


Thursday September 14, 2017 11:00 - 12:50
De rocha

11:25

O princípio Dilbert, empresas 1.0 e o modelo OA5
Um bate papo sobre como nos comportamos no ambiente corporativo. Baseado no livro “O princípio Dilbert”, de Scott Adams, vamos passear por algumas tirinhas que nos levam a refletir sobre as idiotices que perduram nas empresas por anos e como podemos amenizá-las com o modelo proposto pelo autor, o OA5 (Out At Five – Saída às Cinco). Se de nada valer, pelos menos boas risadas são garantidas.

Speakers
avatar for Luiz Sanches

Luiz Sanches

Software Developer, Nômade Tecnologia
Trabalha com Engenharia de Software há mais de 20 anos, atuando nos setores público e privado. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão Ágil de Projetos. Professor universitário e consultor em desenvolvimento e operações de software. Participa das... Read More →



Thursday September 14, 2017 11:25 - 11:50
Pai d'égua

12:15

Despencando do Olimpo
Utilizamos Métodos Ágeis desde 2009 e crecemos muito ao longo dos anos. Todavia, o excesso de confiança leva à arrogância e a arrogância à queda. Nessa sessão falaremos sobre como ficamos desatentos com os sinais de problemas na nossa adoção ágil e como isso nos levou a um projeto desastroso. Também contaremos um pouco sobre como o retorno aos valores e Princípios do Manifesto nos ajudou a recuperar a confiança em dias melhores.

Speakers
avatar for Avelino Ferreira Gomes Filho

Avelino Ferreira Gomes Filho

Agile Coach, Knowledge 21
I am a software developer that went through all IT steps. I started in 1998 with microcomputers maintenance. In 2000 I became a programmer, and since that, I played the role of developer, systems analyst, project manager, Scrum Master, Product Owner, functional manager and Agile... Read More →



Thursday September 14, 2017 12:15 - 12:40
Pai d'égua

12:15

Implementando métodos ágeis em organizações públicas: como começar
Nenhuma estrutura organizacional é perfeita. Existem estruturas favoráveis aos métodos ágeis e outras nem tanto. O governo é rotulado por empregar uma administração resistente a mudanças, com muitas divisões e formalismos, regras redundantes e desnecessárias ao seu funcionamento. Muitas pessoas estão interessadas em abordagens inovadoras para o governo, incluindo a adoção de métodos ágeis. Entretanto, elas não sabem como começar necessitando de estudos introdutórios. Essa palestra apresenta um conjunto de recomendações para ajudar as organizações públicas a introduzir a visão de modernidade proposta pelos métodos ágeis, melhorando a qualidade dos softwares desenvolvidos, bem como, aumentando a satisfação das pessoas com o trabalho realizado.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS
avatar for Isaque Vacari

Isaque Vacari

Analista, Embrapa
Isaque Vacari é empregado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS. Possui experiência na área de desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software, tendo participado em diversos projetos no setor privado... Read More →



Thursday September 14, 2017 12:15 - 13:05
Papa-chibé

12:15

Design Sprints - você vai rodar muitos !
Design Sprints servem para conhecer mais seus usuários, inovar e testar ideias para o seu produto de modo Ágil. O método foi desenvolvido pelo pessoal do Google Ventures, para apoiar startups, e interage com outros mais conhecidos, como Inception e Lean Startup. Há variantes se espalhando no mercado, que compartilham coisas em comum - como a base no Design Thinking e no Ágil - mas que apresentam diferenças e se complementam.

Nesta sessão, você vai conhecer algumas versões de Design Sprints e entender pontos chave para saber quando rodar um e que elementos você precisa ter para alcançar bons resultados. Você precisa pensar no seu contexto e fazer escolhas.

Design Sprints estão se disseminando, comece logo!

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Principal, Consultor Independente
Ajudo empresas e líderes de TI a construírem negócios digitais, orientando programas de mudança de processos, organização e cultura com base em princípios e práticas Ágeis. | | Sou um profissional de software com graduação e mestrado em computação pela USP e 40... Read More →


Thursday September 14, 2017 12:15 - 13:05
Cuíra

12:15

Formando Equipes através da Auto Seleção, um MVP feito na Resultados Digitais.
No ano de 2017, fizemos um experimento em uma de nossas Tribos de Desenvolvimento, deixar com que as pessoas decidam em que equipes vão trabalhar. Empoderamos e confiramos na decisão das pessoas.

A experiência foi executada baseada na palestra feita no Agile Brazil 2016, pela KeyNote Sandy Mamoli, na sua palestra "Creating Great Teams - How Self-Selection Lets People Excel".

Ideia é mostrar como foi essa experiência, o dia que foi feito a dinâmica, reação das pessoas, formação dos novos times e alguns resultados.

Speakers
avatar for Victor Hugo Bernardo

Victor Hugo Bernardo

Engineering Manager, Resultados Digitais
Apaixonado pela arte de Desenvolvimento de Software, são 17 anos de experiência, 10 anos como Desenvolvedor e os últimos anos liderando equipes de Desenvolvimento de Software. | | Especialista na formação de equipes de Desenvolvimento de Software de alta performance, de... Read More →



Thursday September 14, 2017 12:15 - 13:05
Pô-Pô-Pô

12:15

Collaborate and Conquer: Make magic happen with globally distributed, cross functional teams
This is a story about an organisation which has spent 25 years, successfully planning and delivering work collaboratively from all parts of the globe. We will share the things that we have learned, both those things that make global teams work, as well as the traps and pitfalls. We will cover the ways in which our culture and our commitment to Agility has helped us to overcome many of the challenges associated with working in a globally distributed team.


Thursday September 14, 2017 12:15 - 13:05
Tá Safo

12:40

O que não te contaram sobre entregar projetos ágeis no mundo real: 100 projetos depois
Nem só de sucesso vive uma empresa Ágil. Através de projetos mal sucedidos, experiências falhas e muita tentativa, aprendemos muito sobre como conduzir projetos ágeis no mundo Real.
Como uma empresa de outsourcing, que é contratada para realizar projetos e entregar valor onde outros falharam, gostaríamos de compartilhar as práticas que hoje nos permitem ser mais produtivos, eficazes e eficientes. Acreditamos que muitas dessas experiências podem ser úteis para inúmeros times que neste momento enfrentam desafios maiores que o escopo de seus projetos. Pragmatismo, valores e Princípios podem ajudá-lo a ampliar sua possibilidades na entrega de software.

Speakers
avatar for Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano

Owner, Lambda3
I am a brazilian entrepreneur, working with Agile since 2004. | | I have worked on many roles within the software industry. I've delivered code in production as a Software Developer, worked as a Release Engineer helping create the hole Delivery pipeline that now is known as DevOps. Today, as Agile Coach, I help teams and companies take advantage of Agile processes and values to better deliver products. I'm also on the frontline of selling Agile Projects, which has gave me a lot of insigths on how to build contracts to support this different way of working. At the moment I'm engaged on reducing the pain of Product Development and Delivery, and on new ways to expand the Agile Values to entire companies, creating collaborative and democratic Enterprises. | As a Entrepreneur, I'm cofounder of Lambda3. Our vision is to improve the Software Development Discipline wherever we act, sharing our vision of quality and care for our profession. We aspire to create a company were participation, responsibility e transparency are keys to success, and we are willing to create a democratic workplace so that our peers thrive. | | I'm fully engaged in the Brazilian community. Since 2005 I'm working on user groups and organizing conferences around Agile. I helped the very first Agile Publication in Brazil... Read More →


Thursday September 14, 2017 12:40 - 13:05
Pai d'égua

14:30

'Escalando' o Ágil pelo Exemplo
E se você recebesse o desafio de fomentar o uso de práticas ágeis, tendo apenas conhecimento teórico sobre o assunto, mas nada prático? Como mostrar para os outros que essas práticas geram bons resultados se você nem mesmo as experimentou? E se a sua própria equipe anda desmotivada e incrédula com os possíveis benefícios?

Só nos restava apelar para São Tomé! "Só acredito vendo!" E foi o que fizemos!

Speakers

Thursday September 14, 2017 14:30 - 15:20
Pô-Pô-Pô

14:30

Entrega contínua fica mais fácil com contêineres
O primeiro princípio do manifesto ágil diz que temos como mais alta prioridade satisfazer o cliente com entrega contínua de software que contém valor. Isso nunca foi fácil de fazer, mas pode ficar menos difícil. A tecnologia de contêineres, recém popularizada, é uma ferramenta importante que pode te ajudar a atingir a entrega contínua. Ela simplifica o processo, diminui as diferenças entre os diversos ambientes, aproxima os times de dev e ops, e facilita até o processo de desenvolvimento.
Nessa palestra você verá como utilizar contêineres para fazer entrega contínua de software. E, de brinde, vai levar uma série de ideias pra aplicar já no seu projeto atual.

Speakers
avatar for Giovanni Bassi

Giovanni Bassi

CSA, Lambda3
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, escalador, ciclista, quebrador de status quo, Microsoft MVP. Escreve artigos, fundou o .Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica, um blog e muitos projetos no Github. Você o acha no twitter @giovannibassi. É agilista, e t... Read More →


Thursday September 14, 2017 14:30 - 15:20
Tá Safo

14:30

14:30

Sobrevivendo ao apocalipse zumbi. Você consegue?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Se você acredita que pode usar suas habilidades ágeis em qualquer outro cenário, essa sessão é para você! Aqui, vamos tentar sobreviver à intensa (e provável) experiência de um apocalipse zumbi.

Quão rápido os times vão se formar? Qual será a melhor estratégia: agir junto ou dividir as pessoas? Qual será a melhor forma de tomar decisões quando há zumbis à sua porta? Quando sua sobrevivência está em jogo, quanto tempo deveríamos investir em planejar e discutir o que aprendemos?

Venha participar dessa dinâmica sessão com outros agilistas da comunidade e descobrir junto as mais variadas lições sobre a Agilidade na Prática!

Speakers
avatar for Ceci Fernandes

Ceci Fernandes

Full spectrum Agilist, ThoughtWorks
Coffee lover, agile coach, software developer, Agile Alliance Brazil board member, and wine drinker


Thursday September 14, 2017 14:30 - 16:20
De rocha

14:30

Inspire O² - Catalisador open source para a auto-organização.
Limited Capacity filling up

**O² ou Organic Organization** é um catalisador que ajuda organizações a lidarem com novos níveis de complexidade, desenvolvendo os três pilares de organizações "Teal" (propósito evolutivo, autogestão e integralidade).

Nossas influências incluem:

* Reinventing Organizations
* Holacracia e Sociocracia 3.0
* Métodos Ágeis
* Getting Things Done
* Responsive Organizations

Neste bate-papo iremos mostrar nosso avanços e desafios e convidar todos os presentes a contribuírem com este projeto em uma sessão de World Café.

Speakers
avatar for Rodrigo Bastos

Rodrigo Bastos

Partner, Target Teal



Thursday September 14, 2017 14:30 - 16:20
Sumano

14:30

O que construir Aviões de Papel tem a ver com Qualidade e Trabalho em Equipe?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Alcançar altos níveis de qualidade dos produtos, entregar software com valor agregado e manter a motivação e felicidade das equipes em alta são desafios Contínuos de projetos ou empresas que buscam sucesso.

Para atingir esses objetivos, temos que trabalhar na formação de equipes que possuam as diversas habilidades técnicas e comportamentais necessárias para a realização do projeto. Além disso, as pessoas envolvidas têm que colaborar de forma sintonizada e com foco na qualidade. Desta forma, a chance de sucesso do projeto são potencializadas.

Esta sessão “Mão na Massa” tem o objetivo de abrir os olhos dos participantes para questões importantes sobre trabalho em equipe, comunicação e entrega de software com qualidade. Tudo isso com a realização de uma dinâmica muito divertida! :)


Thursday September 14, 2017 14:30 - 16:20
Papa-chibé

14:45

Mob Programming: the State of the Art and 3 Case Studies of Open Source Software
Mob programming is a whole team technique that includes programmers and others such as product owners or testers working together in the same space and time discussing solutions and writing code in fast succession on a shared screen and keyboard. Deepening knowledge about Mob Programming and formulating heuristics to solve or at least soften its weaknesses can help to improve the technique, making it more useful and doable for more teams. This paper includes a literature review of Mob Programming and case studies in software development in an academic setting. Aspects and practices, strengths and weaknesses involved in Mob Programming are analyzed. We reviewed the benefits found in the literature of Mob Programming during the conduction of case studies in an academic setting with three different teams working on three different Open Source Software projects and learned about Mob Programming in practice. We observed the collaboration among teams was improved and too improved the relationship among the members. The questionnaire answers did not confirm the literature reviewed, about the most programmers, have practically nonexistent moments of frustration in a Mob Programming session.

Speakers

Thursday September 14, 2017 14:45 - 15:00
Cuíra

15:00

Scrum and the 10 Personal Entrepreneurial Competencies of Empretec
This article presents the correlations between the practices applied by the Scrum management model and the Personal Entrepreneurial Competencies (PECs) associated with the performance of successful entrepreneurs and validated by the United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD).


Thursday September 14, 2017 15:00 - 15:12
Cuíra

15:12

Uma Abordagem Ágil Aplicada Em Um PMO Corporativo
Em um mundo altamente conectado, cercado de diversas mudanças, as empresas precisam se adaptar para continuarem competitivas no mercado. Muitas das ini-ciativas ocorrem através de projetos, que precisam ser dinâmicos para atender a necessidade do negócio aliado ao planejamento estratégico da organização. O PMO neste cenário tem o papel de apoiar a organização com ferramentas e técni-cas para superar estas mudanças e garantir o alinhamento às iniciativas estratégi-cas da organização. Este artigo apresenta um modelo de atuação para um PMO Ágil colocando o PMO no centro das mudanças organizacionais sendo ele o cata-lizador de informações e o disseminador de boas práticas e conhecimento para sustentar as mudanças


Thursday September 14, 2017 15:12 - 15:24
Cuíra

15:24

For some places more than others
Speakers

Thursday September 14, 2017 15:24 - 15:36
Cuíra

15:36

Encerramento WBMA
Speakers

Thursday September 14, 2017 15:36 - 15:45
Cuíra

15:45

Seleção e Aquisição de Software Orientado por Hipóteses (Hypothesis Driven Software Selection)
Pacotes de Software são parte da maioria das empresas de médio e grande porte. Muito dinheiro é gasto todo ano em processos de seleção e projetos de implementação desses softwares.

Infelizmente, comprar ao invés de construir software não é garantia de sucesso. Fábulas de falhas em escalas monumentais estão por todos os lados - projetos com custos e prazos estourados ainda são comuns. Essas falhas acontecem apesar de processos de seleção elaborados e avaliações detalhadas com o intuito de selecionar o pacote correto e reduzir os riscos na implementação. É bem claro que as empresas precisam melhorar os processos de pesquisa, avaliação e seleção de pacotes de software.

Speakers

Thursday September 14, 2017 15:45 - 16:35
Pô-Pô-Pô

15:45

Teste seus micro serviços 'for real' com Docker e Integração Contínua
Testes automatizados em arquiteturas baseadas em micro serviços só tem seu valor se forem executados em um ambiente envolvendo todos as aplicações.

Mas como subir toda a sua infraestrutura e seus serviços com um único comando? Como validar a integração de suas APIs com seus aplicativos móveis? Como integra tudo isso em um único lugar?

Mostraremos como resolver esse problema utilizando Docker, Emuladores e Integração Contínua.

Speakers
avatar for Ordilei Nascimento

Ordilei Nascimento

QA Lead, GetNinjas
avatar for Lucas Souza

Lucas Souza

CTO, GetNinjas
Graduado em engenharia da computação, possui mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, com foco em Java e Ruby. | | Interesse particular por arquitetura e infraestrutura de sistemas, além de ser entusiasta de novas linguagens de programação... Read More →


Thursday September 14, 2017 15:45 - 16:35
Pai d'égua

15:45

Indicadores: A observação altera o resultado
Dentro do trabalho de consultoria e coaching ágil quase invariavelmente usamos métricas e alguns indicadores para avaliar o nosso progresso.
Afinal "só se melhora o que se pode medir..."
Contudo, indicadores são uma ferramenta perigosa, pois quando observamos, alteramos o comportamento do ambiente observado.
Muito além do experimento de Hawthorne, times observados em nossos trabalhos tendem a conformar seu comportamento à maneira como são medidos. Vamos discutir sobre isso nesta sessão.

Speakers
avatar for Juliano Ribeiro

Juliano Ribeiro

Agile Coach/Trainer, Objective Solutions


Thursday September 14, 2017 15:45 - 16:35
Tá Safo

16:00

Keynote WBMA: Agile Software Architecture Practices
Working with software architecture in agile projects is hard: you need to start as fast as you can, but also need to have a sustainable base architecture that you will be able to evolve through the project. This talk present a set of patterns identified on real projects, that focus on practices for creating and evolving a software architecture in the context of an agile project. These practices provide a set of tools to the team that can allow them to define an "enough" architecture in the beginning of the project and to manage the state and the evolution of it during the project iterations.

Speakers
avatar for Eduardo Guerra

Eduardo Guerra

Eduardo Guerra is researcher in the National Institute for Space Research (INPE) in Brasil. He conducts agile research since 2002. He was a teacher in one of the most recognized engineering institutes in Brasil, the Institute of Aerospacial Technology (ITA), for 6 years, where he concluded his graduation, mastering and PhD. He is currently developing an on-line specialization course about software design and agile methods in partnership with ITA for the Coursera platform. He was for 7 years the chief-editor of a programming magazine focused on the Java platform called MundoJ and he also have 2 books about software design published in portuguese... Read More →


Thursday September 14, 2017 16:00 - 16:45
Cuíra

17:00

Coffee Break
Thursday September 14, 2017 17:00 - 17:30
All hands

17:30

O diálogo da Amazônia com o mundo. E vice-versa.
Speakers
avatar for Joanna Martins

Joanna Martins

Publicitária pela Faap (São Paulo) e Administradora pela Aiec (Brasília). Atuou por 10 anos na área da comunicação, mas desde 2009 se dedica exclusivamente à gastronomia paraense. Está à frente do maior e mais antigo evento de gastronomia da região, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense e acredita que a melhor forma de desenvolver a... Read More →


Thursday September 14, 2017 17:30 - 18:20
Tá Safo

18:30

Agile Alliance Brasil: Reunião Membros
Thursday September 14, 2017 18:30 - 19:00
Tá Safo
 
Friday, September 15
 

08:00

Recepção + Coffee
Friday September 15, 2017 08:00 - 09:00
All hands

09:00

Abertura
Friday September 15, 2017 09:00 - 09:45
Tá Safo

09:45

Scale Back Your Enterprise Transformation!
Enterprise agile adoptions are struggling around the globe. Since the Manifesto for Software Development was written in 2001, people have been trying to scale agile methods at a variety of large organizations. In sixteen years of experimenting with enterprise agile adoptions one of the things we know is that change is hard and change at scale is rarely sustained. Some really smart people have designed agile scaling methods from Enterprise Scrum to SAFe and beyond. Many organizations have tried to adopt agile methods at scale. They spent millions of dollars and countless workdays with minimal success. Why do so many large organizations struggle to adopt agile across software development? What should we, as agileists, do to help solve the challenges of agile enterprise transformation?

Speakers
avatar for Linda Cook

Linda Cook

Chief Learning Officer, Project Cooks, LLC
Linda is a recognized technology leader and Agile Transformation expert. She is committed to helping organizations achieve their strategic goals. With over 21 years of experience as an IT executive, Linda offers a unique blend of leadership, innovation, and vision which allows h... Read More →


Friday September 15, 2017 09:45 - 10:35
Tá Safo

10:45

Agile Assessment - um jeito leve de medir a evolução ágil
Aquilo que não se mede não pode ser melhorado. Praticamente todos os métodos ágeis concordam que é preciso parar em algum momento e refletir sobre como podemos melhorar. O Agile Assessment pode ser a ferramenta que pode te ajudar a ir para o próximo nível.

Speakers
avatar for Juliano Ribeiro

Juliano Ribeiro

Agile Coach/Trainer, Objective Solutions


Friday September 15, 2017 10:45 - 12:35
De rocha

10:45

Open Space
Open Space (espaço aberto) é uma técnica de criação livre e colaborativa.

Num encontro onde é praticado o Open Space, não há apenas um foco de discussão, mas diversos. Cada foco é um tópico, possivelmente uma pergunta, do tipo: “Por que os impostos nos são impostos?”.

Embora um tema global possa ser escolhido, os tópicos são propostos livremente pelos participantes, na hora do encontro.
Cada tópico vai chamar atenção de quem compartilha competências ou inquietações semelhantes, referentes ao tópico.
Tópicos semelhantes podem fundir-se num único tópico.
Tópicos diferentes são grupos diferentes, e grupos diferentes ficam em espaços diferentes. 

Existem três regras fundamentais:

1. Atraso do julgamento: não elimine ideias aparentemente ruins, pois podem juntar-se com outras e gerar algo genial.
2. Diálogo: falar com intenção e ouvir com atenção.
3. Regra dos dois pés: se você não está contribuindo ou aprendendo, utilize seus dois pés e saia do grupo, migrando para outro livremente. Não precisa nem dar tchau, o que interromperia o diálogo.

Quem propôs a discussão é o anfitrião, o único que deve permanecer no grupo e o responsável por:

1. Acolher quem quiser entrar e não questionar quem quiser sair.
2. Fazer a “colheita” (tomar notas) daquilo que está sendo co-criado.

Os diálogos em grupos têm uma duração determinada, chamada “sessão”. Ao fim da sessão, o anfitrião de cada tópico apresenta o resultado da co-criação a todos os outros.

É possível haver uma segunda sessão, terceira, quarta,… com novos tópicos ou continuando os anteriores.

O resultado, além daquilo que foi co-criado, é uma experiência de liberdade num ambiente de aprendizado de mão dupla.

O resultado, além daquilo que foi co-criado, é uma experiência de liberdade num ambiente de aprendizado de mão dupla.
Se você estiver participando de um verdadeiro Open Space e não conseguir conversar sobre aquilo que você realmente quer, a culpa é toda sua. :)

Fonte: http://trilhos.maodupla.org/2013/03/09/o-que-e-open-space/

Friday September 15, 2017 10:45 - 12:35
All hands

10:45

Scrum com Lego, os fundamentos que te faltavam na prática
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão mão na massa, iremos rever os conceitos da última versão do Scrum e exercitar na prática todas as cerimônias do Scrum com o uso de exercícios práticos usando peças de Lego.

Muitas vezes, os fundamentos por trás do framework fazem falta no dia-a-dia. Por isso, nós esquecemos dos reais objetivos de uma reunião diária ou acabamos fazendo retrospectivas que não geram bons resultados. Com o jogo, criaremos um ambiente lúdico onde emergirão alguns dos conflitos pelos quais os times de desenvolvimento passam e através dessas situações fortaleceremos as cerimônias como exemplos de mecanismos que valorizam os fundamentos.

Speakers
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

Agile Coach, Sicredi
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an Agile Coach at Sicredi and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday complex w... Read More →
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Agile Coach / Post-grad Lecturer, Globo.com / Uniritter
Guilherme Motta acts as an Agile Coach and helps management teams that develop and deliver software. As a generalist, performed various roles as a consultant in projects of various companies like Globo.com, Sicredi, Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, Terra, Bovespa and others. Had... Read More →



Friday September 15, 2017 10:45 - 12:35
Papa-chibé

10:45

Jogos de Tabuleiro para Times Ágeis: o exemplo do BDD Warriors
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Quando falam em jogos de tabuleiro, você ainda pensa em Xadrez, War e Monopólio? Ou conhece Catan e Ticket to Ride, mas não está ligado em jogos cooperativos?

Assim como o desenvolvimento de software, os jogos evoluíram e são uma alternativa envolvente para fortalecer a cultura da empresa, bem como para ensinar uma nova técnica ou processo.

Vamos mostrar como estamos usando diversos jogos para desenvolver o mindset e práticas ágeis nas empresas e jogar o BDD Warriors, um jogo de cartas print&play projetado para auxiliar quem está iniciando no Behaviour-Driven Development.

Speakers
avatar for Ana Carolina Hermann

Ana Carolina Hermann

Dev, DBServer
Ana é dev Java e .Net na DBServer, onde trabalha com BDD desde 2013 e onde usa sua influência para converter mais pessoas em fãs de jogos de tabuleiro. Juntando as duas coisas, e mais a convicção de que o apocalipse zumbi está próximo, ela projetou o jogo BDD Warriors.
avatar for Eduardo Meira Peres

Eduardo Meira Peres

Diretor, DBServer
Projetos com o ciclo de vida em cascata? Já fiz. | Projetos usando RUP? Já fiz, | Projetos Ágeis? Nos últimos anos é só o que sei fazer. | Pois é, mais sabe o diabo por ser velho que por ser diabo.


Friday September 15, 2017 10:45 - 12:35
Sumano

14:00

'Uma forra' para a Agilidade!
Nesta apresentação vamos abordar cases de projetos que utilizaram Scrum e abordagem ágeis, independente da nomenclatura associadas à elas.
O objetivo é demonstrar como as práticas e facilitação do agile, são inerentes e necessárias nos projetos para acompanhar um novo modelo de entregas que o mercado exige.

Speakers
avatar for Camila Castro

Camila Castro

Product Owner, Concrete
11980710533
avatar for Fernanda Rabello

Fernanda Rabello

Product Owner, Concrete


Friday September 15, 2017 14:00 - 14:25
Pai d'égua

14:00

A pirâmide de testes faz sentido num mundo de micro-serviços?
Já vimos a pirâmide de testes mudar antes e a mais difundida dentro de ambientes ágeis diz que teremos muitos testes de unidade, vários de integração e alguns de UI em nossos projetos ágeis.

Embora essa pirâmide faça bastante sentido para aplicações web, será que ela faz sentido no mundo de micro serviços?

Venha debater e repensar (novamente) a estratégia de testes que recomendamos e usamos no nosso dia-a-dia!

Speakers
avatar for Ceci Fernandes

Ceci Fernandes

Full spectrum Agilist, ThoughtWorks
Coffee lover, agile coach, software developer, Agile Alliance Brazil board member, and wine drinker


Friday September 15, 2017 14:00 - 14:50
Tá Safo

14:00

Devemos gerir para a Felicidade?
Um ambiente de trabalho saudável com pessoas mais felizes proporciona melhores resultados?
Esse é um dos argumentos para algumas linhas de gestão, com dados que suportam essa abordagem.

Mas será que essas pessoas já não eram felizes antes, independente do ambiente? Também temos dados que mostram que os níveis de felicidade das pessoas independem de acontecimentos ou do ambiente. Há uma famosa pesquisa que mostra que os níveis de felicidade das pessoas depois de ganharem na loteria ou de sofrerem um grave acidente voltam a ser os mesmos anteriores aos eventos.

Assim, será que a felicidade depende apenas de nossa bio-química? Dos níveis de neurotransmissores com que nascemos? Se for assim, pra que tanto esforço para proporcionarmos melhores ambientes de trabalho?

Speakers

Friday September 15, 2017 14:00 - 14:50
Cuíra

14:00

Comunicação Efetiva em Times Ágeis
Nessa apresentação, vamos conversar um pouco sobre como a comunicação é definida, os fatores humanos, culturais e percepções de mundo que oferecem obstáculos para sermos melhores compreendidos (ou nos fazermos compreender pelo outro). Também traremos algumas dicas de aplicação direta que você poderá sair da apresentação utilizando no próximo coffe break caso você identifique alguma omissão, distorção ou generalização na comunicação. Qual resultado, específico, você quer alcançar com sua comunicação?

Speakers
avatar for Karina Kohl

Karina Kohl

Product Owner, Globo.com
Karina Kohl is Product Owner at Globo.com and Agile Practitioner. Working in IT and R&D business since 2002, Karina worked as Java/Web developer for many years. In 2012/2013 she transitioned to the Product Owner role. | In her formal education, Karina is MSc (2005) and BSc (200... Read More →


Friday September 15, 2017 14:00 - 14:50
Pô-Pô-Pô

14:00

PI Planning Experience - Alinhando a comunicação em escala
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nessa dinâmica "mão na massa" faremos uma simulação de um planejamento de incremento de programa em escala. Técnicas para quem pretende conhecer um pouco mais dos frameworks de Agile para grandes estruturas/ organizações.

Speakers
avatar for Ewerton Santos (Ton)

Ewerton Santos (Ton)

Enterprise Agile Coach & Trainer, Accenture
Especialista Agile/Lean para grandes organizações (scaled agile), estratégias de portfólio executivo, inovação e liderança criativa na concepção de produtos digitais em escala. Executivo na Accenture Latam, Trainer na Adaptworks, Program Consultant & Trainer Oficial pela Scaled Agile Inc. e sócio da Evini, palestrante, entusiasta dos princípios “Lean” e eterno aprendiz. + 16 anos de experiência profissional nos segmentos de TI, e-commerce, supply chain, instituições financeiras (Produtos de crédito; Basileia II e Riscos), varejo, consultorias de inovação e novos negócios. - Formação executiva pelo International Business Program - West Virginia University -US - Pós-graduado em gestão de projetos de TI pela POLI/USP - Pós-MBA em Gerenciamento avançado de Projetos pela FGV - Graduado em Tecnologia e Gestão Empresarial/ Empreendedorismo. Principais certificações: - SPC4 (SAFe Program Consultant); - SAFe Agilist (SA), SSM e PMPO Trainer pela Scaled Agile Academy; - CSP, CSM, CSPO pela Scrum Alliance; - PMP pelo Project Management Institute - PMI; - Um dos primeiros brasileiros certificado em Agile em larga escala; - Agile Coach Professional pelo ICA-IT, ITIL e COBIT (ISACA); - Facilitador/ Trainer pela Happy Melly em Management 3.0 e Learning 3.0. Projetos com diversas empresas, como: Adaptworks, Netshoes/Zattini, Walmart.com; ThoughtWorks... Read More →


Friday September 15, 2017 14:00 - 15:50
Papa-chibé

14:00

Design Cultural: um método ágil para codar cultura
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Tentando mudar para uma cultura ágil? Você não entendeu! O que você precisa é usar um método ágil para mudar a cultura!

Nesta sessão você mergulhará no Design Cultural, uma abordagem iterativa, experimental e prática para lidar com as tensões culturais de uma organização. Nada de declarações de valores, manifestos ou coisas do gênero. Vamos codar artefatos concretos para moldar a cultura, baseado no que as pessoas vivem diariamente.

Durante a sessão, construiremos artefatos em grupos para lidar com tensões comuns em organizações.

Para nós, a cultura deve ser emergente e distribuída, ao invés de uma doutrina pregada pelas lideranças. Vem com a gente para entender como fazer isso!

Speakers


Friday September 15, 2017 14:00 - 15:50
De rocha

14:00

Transformação de Software em Plataformas de Negócios Digitais
Limited Capacity filling up

A transformação digital requer mudança da mentalidade no processo de software e no modelo de negócio.
Pensar em software como produto e funcionalidades não favorecem a inovação e nem o crescimento da empresa.
Empresas como Amazon, Netflix, Uber, Airbnb, Alibaba, Google, Microsoft, Spotity entre outras mostram que o caminho é focar em Plataformas Digitais de Negócio.
Esse workshop visa demonstrar de forma prática, no melhor estilo mão na massa, como transformar softwares em Plataformas de Negócios Digitais, apresentando e mostrando as abordagens, tecnologias necessárias e modelos de negócio escalares e disruptivos.

Speakers

Friday September 15, 2017 14:00 - 15:50
Sumano

14:25

'Jornada Ágil' de uma Fintech: Gestão da Mudança ou Coaching do Aprendizado?
Ao final de 2015, iniciamos uma "Jornada Ágil" em nossa Fintech. Nossos objetivos eram: engajar as pessoas com o "hábito da melhoria contínua", incluir TODAS as áreas da empresa na transformação ágil, acelerar as entregas sem aumentar os times na mesma proporção, reduzir agressivamente os lead-times de entrega, fomentar as práticas de experimentação, de inovação e de melhorias, descomplicar a priorização e alinhamento de iniciativas e estabelecer valores que garantissem a sustentabilidade de longo prazo do mindset ágil e de melhoria contínua da organização. Compartilhamos como um enfoque baseado em experimentação e "coaching de aprendizado", ao invés de modelos tradicionais de "gestão de mudança", tem dado resultados positivos numa "Jornada Ágil" que envolve centenas de pessoas.

Speakers
avatar for Sandro Manteiga

Sandro Manteiga

Diretor, Pagseguro UOL Internet
Possuo experiência com práticas lean desde 1995 e ágeis desde 2004 nos domínios de manufatura, logística, finanças, risco e meios de pagamento. | Em mais de 20 anos de carreira, passei pela Ambev, EDS/General Motors, Deutsche Bank e Itaú-Unibanco e por startups: MaxBlu... Read More →


Friday September 15, 2017 14:25 - 14:50
Pai d'égua

15:15

Transformação Ágil: Bottom-up ou Top-down?
De quem, afinal, tem que partir a iniciativa da mudança? Times ou gerência?

Por um lado os times reclamam que a gerência não quer incentivar a agilidade.

Por outro lado, gerentes tentam enfiar goela abaixo - ou pior, "instalar" - a agilidade nos times da empresa.

Nesta sessão vamos discutir juntos todos os tombos que já tomamos e algumas possíveis soluções com as iniciativas tanto top-down quanto bottom-up de transformação ágil.

Speakers
avatar for Luiz (Lula) Rodrigues

Luiz (Lula) Rodrigues

Luiz Rodrigues, ou Lula, desenvolve sistemas desde 2008, e atualmente é Agile Coach na K21. É um facilitador hábil, com uma mente aguçada que consegue atuar de uma forma leve e serena. Gerenciou projetos de software para o mercado financeiro durante quatro anos, com o desafio de tornar mais... Read More →


Friday September 15, 2017 15:15 - 16:05
Tá Safo

15:15

Do Ágil ao ágil, como evoluímos processos na Plataformatec
Sabemos que a adoção ágil nem sempre é fácil, e na maioria das vezes resolve-se começar do básico seguindo o famoso "by the book", isso não é ruim! Mas devemos ter em mente o "adapt and overcome", e esse é exatamente o propósito desta talk, como temos aplicado o "Adapt and Overcome" dentro dos processos na Plataformatec. O que será apresentado é um compilado de anos de experiência dos nossos Consultores Ágeis, que culminou nas boas práticas que utilizamos hoje em nossos clientes, uma espécie de handbook que está em constante evolução como nossos insights e vivências. Como facilitamos retrospectivas, mudamos a carga cognitiva de "microgerenciamento" das dailies, como mantemos as expectativas alinhadas quanto a prazos através de reality checks, e fazemos handover de projetos para o clientes.

Speakers
avatar for Breno Campos

Breno Campos

Project Manager, Plataformatec


Friday September 15, 2017 15:15 - 16:05
Cuíra

15:15

The twelve-factor - Princípios e boas práticas aplicados no mundo real
Acreditamos que o sucesso no desenvolvimento de software se baseia em boas práticas e simplicidade acima de tudo, não da "melhor linguagem", arquitetura mais "magic-hard-style" e "silver bullets". Assim, desenvolvemos nossos projetos baseados em Princípios tomando como base o "The 12 factor" (https://12factor.net). Nesta apresentação mostraremos por que achamos que os 12-factor fazem sentido no nosso projeto e quais ferramentas e técnicas utilizamos no desenvolvimento da API de anúncios do VivaReal.

Speakers
avatar for José Filipe Lyra

José Filipe Lyra

Software Engineer, VivaReal



Friday September 15, 2017 15:15 - 16:05
Pô-Pô-Pô

15:15

Agilizar é Humanizar! A jornada do Centro de Competência Ágil da IBM.
Com o principal objetivo de compartilhar a jornada do centro de competência ágil da IBM, que hoje concentra iniciativas de pipeline, roadmap , desenvolvimento de pessoas, métricas, comunicação e ferramentas, pretendemos apresentar como um time ganhou força e credibilidade da organização de forma natural criando empatia, confiança e influenciando pessoas. É uma jornada emocionante e inspiradora! Este é um verdadeiro time ágil com papéis de líderes e liderados, transitando de forma natural entre os integrantes. Liderança servidora é um termo forte para as pessoas que integram o time. O ponto de partida para a formação deste time foi o senso de propósito dos integrantes, a vontade de humanizar e de fazer com que as pessoas possam acreditar que é possível ser feliz no trabalho.



Friday September 15, 2017 15:15 - 16:05
Pai d'égua

16:10

Encerramento
Friday September 15, 2017 16:10 - 16:40
Tá Safo